segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Profissões na área de Moda


Sempre que eu falo que eu vou cursar Moda, a primeira coisa que vem na cabeça da maioria das pessoas é que eu vou ser estilista.Ou então eu escuto um "faz um vestido pra mim?", "aperta uma camiseta", e por aí vai... Na cabeça das pessoas Moda é isso, e na verdade não, sua área é bem ampla e possui várias bifurcações. 

Pois bem, pensando nessas pessoas e, claro, nas pessoas que gostam e querem saber mais sobre, eu vou compartilhar uma matéria INCRÍVEL que eu na Moda e Cultura!


  • ACESSORIA DE IMPRENSA
É necessária para a divulgação de informações acerca de empresas ou profissionais de moda, geralmente é contratada para esclarecer os veículos de comunicação sobre inauguração, lançamento de coleção e outras atividades da marca, empresa ou profissional. É responsável por redigir e conceituar as informações que serão passadas. Você pode ter formação em Jornalismo, como pode ter formação em Moda e se especializar em Assessoria de Imprensa. 



  • BLOGUEIRA DE MODA
Se você pensa que ter um Blog de Moda como profissão é fazê-lo apenas como seu diário pessoal está bem equivocada. Hoje, ter a profissão Blogueira de Moda significa estudar moda, estar por dentro das tendências, escrever português correto e ter formas de chamar a atenção para o seu blog em meio a tantos.

  • MÍDIAS DIGITAIS EM MODA
Campo que está em crescimento, atuar acompanhando as Mídias Digitais das Empresas de Moda tem sido uma profissão seguida por profissionais de Moda com conhecimentos em Marketing, o que não impede que o contrário também aconteça.

  • COMPRADOR DE VAREJO 
É o responsável por trazer as últimas tendências com o melhor preço e qualidade para lojas multimarcas e de departamento. Pode ter formação em Administração e se especializar em Moda ou o contrário. 

  • CONSULTORA
Esta profissão abrange diversos tipos de consultoria. Seja em Negócios de Moda, auxiliando empresários a montar sua empresa, seja em Planejamento de Coleções, atuando junto às empresas de moda como estilista freelancer. 


  • CONSULTORA DE IMAGEM
Ser Consultor de Imagem não é ser apenas Personal Stylist. O Consultor de Imagem precisa associar o trabalho do Personal Stylist com o Visagismo. Há um estudo completo de cores, rosto, corpo, profissão e lazer. O Consultor de Imagem não se limita apenas a atender pessoas físicas. Políticos e Pessoas Jurídicas também precisam bastante desse serviço.

  • DESENVOLVIMENTO DE PRODUTO
Para atuar no desenvolvimento de produto não necessariamente você precisa ter formação em Moda, você pode ter formação em Design de Produto e se especializar em Moda. O Marketing deve estar entre seus conhecimentos, pois é necessário para o estudo do consumidor. É aqui que você descobre se deve ou não tentar lançar um novo produto em sua marca, se seu consumidor anseia por isso.

  • EDITORA DE MODA
Seja responsável por escrever bem, pois seu trabalho estará ligado a reportagens de moda. Você trabalhará com fotógrafos de moda e deverá guiá-los em sua produção. Geralmente, cada revista possui apenas uma Editora de Moda, é uma profissão bem concorrida. 


  • ESTILISTA
Hoje, o termo “Estilista” ainda é o mais usado, porém, devido a algumas mudanças na profissão, o termo mais correto a ser utilizado é Designer de Moda. Estilista é aquele que não tem fins comerciais, trabalha com a criação livre e desprendida do mercado. Ele cria, se vender, ótimo, se não, o que importa é que ele criou. Hoje, até as grandes marcas européias de luxo não podem mais se valer tão radicalmente do Estilista, elas também precisam se sustentar. O Designer de Moda é o profissional que cria pensando no mercado, em vender e ganhar dinheiro. Geralmente, segue as tendências ditadas pela Moda, pois precisa se sustentar, tendo como um dos focos principais o vender. Não faz o tipo criar livremente e morrer de fome.

  • FIGURINISTA
Profissional ligado às Artes em Geral, TV, cinema, teatro, comerciais. É responsável por montar o figurino do que será apresentado. Saber história da moda é fundamental, pois os filmes de época devem ter seu figurino montado fielmente ao tempo.


  • JORNALISTA DE MODA
Seja formado em Jornalismo e se especialize em Moda ou o contrário. O Jornalista de Moda deve ter português impecável, gostar de pesquisar assuntos de moda, saber história da moda, ser crítico ao analisar o trabalho lançado pelos estilistas. Deve ser extremamente profissional e jamais se vender a jabás ofertados pelas marcas.


  • MODELISTA
Seja responsável por tornar possível e palpável as criações dos Designers de Moda. Solucione tecnicamente com conhecimentos em ergonomia e design.

  • PRODUTORA DE MODA
Seja responsável por montar as composições de roupas e acessórios para Produção de Catálogo, Editoriais de Revistas, Desfiles, Campanhas Publicitárias e Eventos em geral. Hoje, os empresários estão começando a entender a necessidade desse profissional para o sucesso de sua coleção. O produtor de moda deve saber coordenar as peças e ser criativo. 


  • PRODUTORA DE DESFILE
Você coordenará tudo que envolve um desfile. Luzes, passarela, trilha sonora, equipe de apoio, maquiadores, camareiras, recepcionistas. O profissional mais conhecido em Fortaleza é Claudio Silveira, idealizador e organizador do Dragão Fashion Brasil. Se você tem formação em Moda e quer atuar nessa área, aposte em uma Especialização em Planejamento e Gestão de Eventos. 

  • VITRINISTA
Tenha formação em Moda, Design de Interiores ou Arquitetura e faça um bom curso de Visual Merchandising ou Vitrinismo e seja capaz de montar as vitrinas das marcas de acordo com o tema da coleção.

  • EMPREENDENDOR
Quando você se formou no curso de Moda e quer montar a sua própria marca.
                                                                                                                       fonte:modaecultura.com.br

Ufa... Quanta coisa, não? Espero quer tirado a dúvida/curiosidade de vocês, assim como esse site tirou as minhas!A Moda ainda sofre muito preconceito, apesar de ser uma área que está crescendo cada vez mais. Se você gosta, vá fundo! Tudo vai depender do SEU interesse. E é isso, mil desculpas pelo sumiço. 

Um comentário:

  1. parece que quanto mais eu leio sobre isso, mais eu me interesso :D
    callingsos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir