domingo, 12 de maio de 2013

#Curso: Publicidade & Propaganda



Logo quando criei o blog, pensei em fazer uma #tag falando sobre profissões e faculdades... Eu sempre tive muita curiosidade e dúvidas sobre vários cursos, e você também devem ter, por isso convidei uma amiga minha para falar sobre a área de Publicidade & Propaganda.


Caroline Boaventura
, 18 anos, estudante de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda3º semestreESPM-SP.





BL: O que te influenciou a escolher cursar a faculdade de Publicidade e Propaganda?
C: Acho que vim parar em publicidade pelo motivo "errado". Isso porque eu era apaixonada por fotografia, mas não queria fazer faculdade disso por motivos que me desanimavam, então tentei achar algo próximo a isso e que tivesse mais a ver com o que eu (acho que) quero fazer para viver rs. Aí fiz o que várias pessoas também devem fazer dica: testes vocacionais (alguns bons até, outros bem ruins que indicavam, tipo, tudo), pesquisar muito na internet, tanto sobre as profissões quanto os profissionais e as faculdades e olhar as grades curriculares ajudou bastante pra ter mais noção sobre o curso. E aí cheguei em Publicidade e Propaganda, ou Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda, como é chamado na faculdade em que estudo, na ESPM. Eu nem sabia muito do que se tratava o curso (e só estou começando a descobrir mesmo na faculdade, porque é muito mais amplo do que pensei), mas, lendo sobre, eu adorei. Mas eu pensava em fazer comerciais, anúncios, fotografias e tal, e agora estou tendendo mais pra marketing, que eu nem considerava muito.
BL: O que você esperava da faculdade? E como ela realmente é?
C: Entrei na faculdade com expectativas bem altas e em vários aspectos estou muito feliz com a minha escolha. Tenho professores ótimos, a infraestrutura é muito boa, participo de várias palestras (sempre têm pessoas que manjam da área lá), oportunidades de intercâmbio (mas se você só tem inglês como outra língua, não tem tantas opções), tenho matérias legais e aprendi como publicidade vai além do que eu pensava. Na ESPM, quando você chega no 5º semestre  (passa a estudar a noite), você escolhe uma das optativas para cursar: marcas, comunicação integrada, trade ou criação. Eu ainda estou em dúvida de qual seguir. Então acho que essa parte de ter várias áreas dentro do curso me surpreendeu, ainda mais na ESPM que é mais puxado pra marketing (tem em todos semestres, pelo menos até o 4º, e é BEM importante você entender bem pra não pegar DP), então,dica  quem tem certeza que não curte marketing, talvez seja melhor ver outra faculdade. Vejo muita gente se estressando com essa matéria porque não gosta.


BL: Teve algo que você não imaginava sobre o curso?C: Eu me surpreendi com os trabalhos que tenho que fazer, não imaginava que estudar publicidade seria tão puxado, tô sofrendo, hahaha. Mas isso tem o lado bom, estou no 3º semestre e já tive que lidar/aprender/pesquisar/criar diversas coisas incríveis. Já fiz revista, livro, curta metragem, anúncios, spot de rádio, comercial de tv… Você já sai da faculdade com um portfolio bom. BL: E o lado ruim?C: O lado meio chatinho são algumas matérias, principalmente no 1º e no 2º semestre, em que têm aquelas obrigatórias como filosofia, sociologia, antropologia e mais umas outras mais básicas e vagas, que eu não curto muito. Hoje até vejo que algumas das coisas que aprendi nelas são importantes, mas outras… zzZZz

BL: Por que optou fazer ESPM, em vez de fazer FAAP? Já que ficou em primeiro lugar na lista de Publicidade e Propaganda e em quinto lugar na lista geral da FAAP. AI QUE TUUUUUUDO!
C: 
Os resultados das duas faculdades saíram muito próximos, foi uma choradeira pra mim, hahaha. Foi bem difícil escolher, na verdade, desde que decidi fazer publicidade, eu sempre quis fazer ESPM (considerada em praticamente todos os lugares como a melhor faculdade de comunicação do país), mas também tinha uma paixãozinha pela FAAP por ser tão linda. Como meus pais deixaram eu escolher (ganhei 70% de bolsa mérito na FAAP e eles não me obrigaram a ir pra lá, hehe), fui pesquisar mais e mais. Olhei as grades curriculares, fui até as faculdades (na ESPM eu já tinha participado de mil eventos antes mesmo de estudar lá), dica: conversei com pessoas que estudaram nelas, com donos de agência de publicidade, enfim tudo. Lembro que fui na FAAP conversar com a coordenadora do curso e conhecer mais a faculdade, tava toda in love, e depois fui até a ESPM porque era época de matrícula pra quem passou na primeira lista. Cheguei lá, meus olhos brilharam, sério! Foi meio mágico, eu sempre quis estudar lá e já tinha participado de tantas coisas que me sentia mais a vontade (eles são bons no que ensinam rs). Daí acabei já fazendo minha matrícula. e uhul :)


Diferença: Pelo que percebi, a ESPM é mais voltada pra marketing (não que não dê para fazer criação lá) e a FAAP, pra criação, já que ela é mais reconhecida pelos cursos de cinema, moda, rtv…

BL: 
Carol, MUITO obrigada por esclarecer as nossas dúvidas! Para finalizar, deixe um recado para o pessoal que está lendo o blog! :)
C: Bom meninas, eu AMO o curso que faço e na faculdade que faço. Estou muito ansiosa com o que estar por vir, mais faculdade e estágio :)
Quem quiser entrar em contato, pode falar comigo pelo Facebook. E quem quiser saber mais, tenho uns trabalhos por aí e outras redes sociais.
Beijos e Espero que tenha ajudado, pelo menos um pouquinho, a entender mais sobre o curso de publicidade.

Rolará mais "entrevistas" com estudantes de outros cursos. Aguardem! :)

                                     




Nenhum comentário:

Postar um comentário