sábado, 6 de julho de 2013

#Curso: Têxtil e Moda na usp


Dessa vez a tag #curso será sobre Moda na Universidade de São Paulo (USP). Resolvi separar o curso por faculdade. Não sei se vocês sabem, mas cada faculdade é voltada para uma área específica, claro que há algumas exceções. 
Bom, há alguma semanas eu visitei um Painel de Profissões, do sistema de ensino ETAPA. Como assim?! Foi um evento bem interessante, onde haviam estudantes, de quase todas as áreas, que tiravam dúvidas que a maioria de nós temos ao escolher o que realmente queremos estudar para a vida. Todos os estudantes eram da USP.



 Eu conversei com uma menina, super simpática e atenciosa, que estava estudando Moda na Universidade de São Paulo. Lá a faculdade é mais voltada a parte têxtil. Infelizmente eu perdi o meu bloquinho de anotações por lá, então eu não me lembro do nome dela. (Se você estiver lendo esse post, me manda seu nome pela caixinha de perguntas, por favor. Eehhe)


"A grade em si eles tentam dividir ao máximo. Então em todos os semestres a gente tem tanto matérias na área de têxtil, quanto matérias na área de criação e moda no geral. É legal que na matéria de têxtil, a gente aprende desde a parte de como o fio é feito, como ele vai ser tratado e tingido até se tornar um tecido. E ao mesmo tempo a questão de criação, desenho de observação, desenvolvimento de coleção, metodologia de criação, modelagem. O curso na USP é interessante também pois você vai ver um pouquinho da parte de gestão, economia e marketing. 
A área de têxtil é mais voltada para indústria, então você acaba trabalhando dentro de industrias têxteis. Ou você trabalha na parte de desenvolvimento de tecido, na parte de pesquisa. Dá para você trabalhar com essa questão ecológica, de fazer fio com garrafa pet, por exemplo. E até a parte de estamparia!



 Não, não é necessário. Uma das primeiras matérias que você vai ter é desenho de observação, onde é se colocado, primeiramente, um objeto na sua frente e a partir daí você começa a desenvolver o seu próprio traço.

A USP é que é um curso muito abrangente, esse é um lado positivo. Então para quem está meio perdido em que área atuar, lá é ideal, pois você acaba vendo um pouquinho de tudo.
O lado ruim do curso é a estrutura, pois  como é um curso novo não há uma ótima estrutura em algumas matérias. E o segundo ponto negativo, mas já é particular da faculdade, é que para você ser professor lá você precisa ter doutorado. Como o curso de Moda no Brasil é mais recente, acaba que não há muitos professores que são realmente especializados na área de Moda, muitas vezes são pessoas que acabam vindo da parte de Artes, da própria área de têxtil. Então há um carência de pessoas que realmente tenham uma experiência curricular na Moda.

 Eu super incentivo quem está em dúvida no curso, cursá-lo. É uma área que está crescendo cada vez mais. As pessoas tem se preocupado cada vez mais com a estética, é um cartão de visita."

*A nota de corte do curso têxtil e moda é 40.
Espero que agora vocês possam ter uma noção de como é o curso de Moda por lá. :}

Nenhum comentário:

Postar um comentário